

A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP), por meio da Delegacia Seccional e dos Núcleos dos 1º, 2º e 5º Distritos Policiais, realizou nesta semana a Operação Vela Suja, com foco na fiscalização de postos de combustíveis da cidade. A ação contou com apoio técnico da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM).
A operação teve como objetivo verificar a qualidade e a quantidade do combustível comercializado nas bombas, além de reunir provas para eventuais investigações sobre adulteração, origem irregular do produto e crimes contra o consumidor. Um dos locais fiscalizados (foto), nesta quinta-feira, (11/09), fica localizado na rua Voluntários de São Paulo.
De acordo com a Polícia Civil, os trabalhos também podem resultar em apurações por crimes contra a ordem tributária e contra as relações de consumo. Os valores das multas eventualmente aplicadas não foram divulgados.
A instituição orienta os consumidores a denunciarem suspeitas de combustível adulterado ou de má qualidade, a fim de subsidiar novas fiscalizações e monitorar possíveis fraudes no setor.