
Uma assistente social de 55 anos, moradora de São José do Rio Preto (SP), foi alvo de uma tentativa de estelionato envolvendo criminosos que se passavam por policiais federais. O caso foi registrado nesta segunda-feira (08/09/2025), mas teve início em 27 de agosto, quando ela passou a receber e-mails e mensagens sobre uma falsa investigação.
Segundo o boletim de ocorrência, os golpistas usaram e-mails e números de WhatsApp com prefixo de Brasília (61), afirmando que a vítima estaria sendo investigada por crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Eles chegaram a realizar chamadas de vídeo exibindo um suposto distintivo da Polícia Federal.
Os criminosos exigiam que a mulher respondesse mensagens várias vezes ao dia, alegando que estava sendo monitorada e que não poderia contar nada a ninguém. Também pediram que ela assinasse uma declaração de próprio punho e, por fim, solicitaram uma transferência de R$ 11.983,13 para contas no Banco Santander, prometendo devolver o valor corrigido caso sua inocência fosse comprovada.
A vítima desconfiou e compartilhou a situação com familiares, que a alertaram sobre a tentativa de golpe. Ela não chegou a realizar nenhuma transferência e, portanto, não teve prejuízo financeiro.
O caso foi registrado na Polícia Civil de Rio Preto como estelionato e deverá ser investigado.
Últimas notícias
