
A Polícia Civil de Potirendaba (SP) segue investigando a quadrilha presa em flagrante no último domingo (31/08/2025) por furtar 46 cabeças de gado em uma fazenda no bairro rural Boa Vista do Cubatão. O crime, registrado no sábado (30/08), causou um prejuízo estimado em R$ 140 mil ao proprietário.
Conforme apuração da Gazeta, os três suspeitos, de 24 e 25 anos, foram liberados nesta segunda-feira (01/09) após pagamento de fiança de R$ 10 mil cada. Um dos envolvidos é filho de um vereador de Uchoa, enquanto outro é sobrinho de um ex-candidato a prefeito do mesmo município. Apesar disso, eles continuam sendo investigados por participação em outros furtos de gado na região, incluindo o desaparecimento de 21 animais no último dia 17 de agosto, em Ibirá (SP).
Ação policial
As diligências foram iniciadas após denúncia anônima e levaram os policiais a uma propriedade rural em Turiúba (SP). No local, os investigadores identificaram um caminhão carregado de bovinos deixando a área, seguido por um carro de passeio.
O caminhão foi interceptado entre os municípios de Turiúba e Planalto, transportando 20 animais furtados. Já o carro foi abordado na Rodovia Assis Chateaubriand, em José Bonifácio, com três homens - R.F.S. (24 anos), V.A.A. (24 anos) e R.V.G.R.F. (25 anos). No porta-malas do veículo, os policiais encontraram um bezerro em situação de maus-tratos, sem ventilação e exposto a altas temperaturas.
Ao todo, os 46 animais foram recuperados, incluindo outros 26 que estavam escondidos em propriedades da região. Todos foram restituídos ao dono.
Investigações em andamento
Os suspeitos foram autuados por receptação de animal, maus-tratos e associação criminosa. Agora, a Polícia Civil busca identificar comparsas e esclarecer se o grupo tem envolvimento em novos crimes rurais.