São José do Rio Preto

Operação apreende 2 toneladas de cobre e prende 4 em flagrante no Noroeste Paulista

autor: Por Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

Última edição:

COMPARTILHE!  

A Polícia Civil deflagrou nesta última terça-feira (26/08/2025), a terceira fase da Operação “Cegueira Deliberada”, com foco no combate à receptação de metais, especialmente cobre, proveniente de furtos de fios elétricos e de telefonia. A ação, coordenada pelo DEINTER 5, sediado em São José do Rio Preto (SP), mobilizou 248 policiais civis, 94 viaturas e contou ainda com o apoio de equipes técnicas da CPFL e da operadora Vivo.

No total, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Rio Preto e realizadas 89 vistorias em estabelecimentos suspeitos de comercializar metais sem comprovação de origem lícita. O resultado foi a apreensão de 2.046 quilos de cobre, 15 quilos de alumínio e a prisão em flagrante de quatro pessoas. Também foram recolhidas notas fiscais para análise e aprofundamento das investigações.

Segundo a Polícia Civil, as fases anteriores da operação já demonstraram impacto na redução dos furtos de fios na região. Em alguns estabelecimentos, cartazes informavam que a compra de cobre só ocorre mediante apresentação de documentos pessoais e comprovação da origem do material — prática considerada um avanço no controle do comércio de sucatas.

A receptação qualificada, crime em que o comerciante deveria saber tratar-se de produto ilícito, prevê penas de 6 a 16 anos de prisão. Já os autores dos furtos antecedentes podem responder por penas que variam de 2 a 8 anos. Todos os estabelecimentos notificados nesta etapa estão formalmente proibidos de comercializar metais sem comprovação de origem, e as novas investigações deverão apontar a cadeia de responsáveis pelos crimes.