
O vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP), Fábio Marcondes (PL), reassumiu nesta semana a Secretaria Municipal de Obras, cargo que ocupava simultaneamente o cargo de vice-prefeito e do qual estava afastado desde fevereiro, quando se tornou alvo de uma investigação por injúria racial.
O afastamento ocorreu após um episódio registrado em vídeo durante uma partida de futebol em Mirassol (SP), no dia 23 de fevereiro. Nas imagens, Marcondes aparece discutindo com um segurança do Palmeiras, chamando-o de “lixo”. Em seguida, é possível ouvir um grito fora do campo de visão da câmera, ao que um dos seguranças responde: “Racismo, não”.
Na manhã seguinte, 24 de fevereiro, Marcondes pediu exoneração da Secretaria de Obras e entrou com um pedido de licença médica de 20 dias da função de vice-prefeito. Após o período de afastamento, ele retornou à prefeitura, mas manteve-se apenas como vice-prefeito.
Entre os dias 16 e 26 de abril, Marcondes também esteve afastado do cargo, dessa vez sem remuneração, devido a uma viagem ao exterior.
Segundo nota oficial da prefeitura, divulgada nesta quarta-feira (21), além de reassumir a Secretaria de Obras, o vice-prefeito atuará em parceria com outras secretarias municipais no projeto de retrofit e na revitalização da região central da cidade. Ele também vai colaborar em iniciativas de infraestrutura consideradas prioritárias pela atual gestão.