
Dois ônibus clandestinos, que vinham do estado do Pará, foram apreendidos nesta última quarta-feira, (30/04/2025), na BR-153, em São José do Rio Preto (SP).
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a abordagem foi realizada junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no quilômetro 69 da BR-153, em Rio Preto. A ação teve como objetivo coibir o transporte clandestino de passageiros, após o recebimento de denúncia dos próprios passageiros.
Durante a fiscalização, dois ônibus, que vinham do estado do Pará com destino à Santa Catarina, estavam com os contratos de fretamento irregulares. Eles foram apreendidos.
Uma criança, de apenas 7 anos, foi encontrada em um dos ônibus, viajando desacompanhada de pais ou responsáveis legais. Ela estava sob os cuidados de uma pessoa que não tinha autorização legal para transportá-la. O Conselho Tutelar foi acionado e acolheu a criança em um abrigo institucional.
De acordo com a ANTT, as multas aplicadas aos responsáveis pelo transporte clandestino podem ultrapassar R$ 13 mil por veículo. Os ônibus recolhidos ao pátio e deverão permanecer retidos por, no mínimo, 72 horas.
Os passageiros foram levados ao Terminal Rodoviário de São José do Rio Preto, onde aguardaram o transbordo para linhas regulares. Depois disso seguiram viagem para seu destino final.
Segundo a PRF, o transporte clandestino de passageiros representa riscos à segurança viária e à integridade dos usuários, além de configurar infração à legislação de transporte. A fiscalização continuará sendo intensificada em pontos estratégicos com o objetivo de garantir a segurança e a legalidade no transporte interestadual de passageiros.
Últimas notícias
