Potirendaba

Golpistas utilizam número de telefone do Bradesco para aplicar golpes em clientes de Potirendaba (SP)

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Potirendaba

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Estelionatários estão utilizando o número telefônico da agência do banco Bradesco, em Potirendaba (SP), para aplicar golpes em clientes.

Uma leitora, que procurou a Gazeta, afirma que recebeu uma ligação dos golpistas, onde ele se usava o nome de um dos funcionários do banco.

“Ele pediu para que a gente fizesse um depósito na conta deles, para confirmar se estava tudo certo com a conta. Como dia 6 era feriado em Potirendaba, desconfiei, pois o banco não estava trabalhando e por isso desligamos e não efetuamos nenhum depósito”, explica a mulher, que prefere não se identificar.

Infelizmente uma idosa não teve a mesma sorte e acabou caindo na lábia dos golpistas. Eles ligaram para ela afirmando que sua conta bancária havia sido invadida por supostos criminosos e que todo seu dinheiro precisava ser transferido para outra conta provisória do banco, onde transferiu cerca de R$ 50 mil.

Em outro caso, também registrado na cidade, um comerciante caiu no golpe e acabou perdendo R$ 2 mil. Em muitos dos casos, o crime parece tão real, que até a música do sistema de telemarketing do banco os criminosos conseguem utilizar para enganar as vítimas.
A Polícia Civil orienta que os clientes jamais realizem qualquer tipo de transação financeira por intermédio de pessoas desconhecidas. Em muitos dos casos, os estelionatários solicitam chaves token, senhas pessoas ou transferências bancárias.

Por meio de nota, o banco Bradesco disse que o caso de Potirendaba se trata de uma ação externa de Engenharia Social, na qual golpistas se passam por funcionários de bancos e induzem o cliente a realizar transações ou procedimentos em seus próprios equipamentos, sem perceberem que estão sendo vítimas de golpe. Por questão de sigilo bancário, o tema é tratado diretamente com a cliente.

“O Bradesco informa que nem a BIA, Bradesco Inteligência Artificial, nem o Banco ligam para os clientes pedindo senhas e chave de segurança, solicitando que o usuário baixe aplicativos para inspeção/limpeza remota ou que acesse o app para realizar transações. Qualquer mensagem suspeita, o cliente pode encaminhar para o canal de denúncias 
evidencia@bradesco.com.br, que realiza a avaliação e contata as empresas de telefonia para desabilitar o número que está se passando pelo Banco. Como ação preventiva, o Bradesco faz campanhas de conscientização e interação com as empresas de Telecon (em parceria com a Febraban) para mitigar esse tipo de fraude, além de manter atualizado o site (https://banco.bradesco/seguranca/index.shtm) com dicas de segurança”, diz a nota.