Bady Bassitt

Duplicação da BR-153 entre Bady Bassitt e José Bonifácio (SP) segue em ritmo lento e irrita motoristas

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Bady Bassitt

Publicado em

COMPARTILHE!  

As obras de duplicação da BR-153 entre Bady Bassitt e José Bonifácio (SP) seguem em ritmo lento e os transtornos causados têm irritado os motoristas que trafegam todos os dias pelo trecho.

A Gazeta esteve no local e observou que há apenas duas equipes com duas máquinas realizando o serviço. Existem trechos em que a obra está completamente abandonada e nenhum sinal de continuidade dos trabalhos.

Devido à obra, a sinalização do local é precária. Em algumas partes os motoristas precisam trafegar em uma única pista, o que causa lentidão e irrita os motoristas.

A servidora pública, Marcela Gabriley de Oliveira viaja todos os dias para São José do Rio Preto e diz que está irritada com a lentidão da obra. “Já faz três anos que estão mexendo e não terminam nunca. Somos obrigados a conviver com esses transtornos e colocando nossas vidas em risco”, reclama.

Arthur Pazini Hipólito, mora em José Bonifácio e estuda em Rio Preto. Ele também procurou a Gazeta para reclamar da demora.
“É uma vergonha uma demora tão grande para concluir um serviço desse. Já que começou, que terminem”, afirma.

Ao todo, a obra prevê a duplicação de 24,9 quilômetros da BR-153, entre o km 74+900 e km 99+800, de Bady Bassitt até José Bonifácio. O serviço começou a ser executado em abril de 2021 e, segundo a concessionária que administra a rodovia, Triunfo Transbrasiliana, segue dentro do cronograma e estão com quase 75% das obras concluídas.

As obras, segundo a Triunfo, incluem a duplicação de faixas de rolamento, serviços de drenagem, sinalização, pintura e a construção de três dispositivos de retorno em desnível, sendo dois deles já entregues: um no km 80+950 (Bady Bassitt), em 2020, um no km 84+800 (Jaci), em 2023, e um em fase final no km 96+900 (José Bonifácio). 

A Triunfo diz que, até o momento, aproximadamente 10 quilômetros de duplicação já foram entregues. Com investimento inicial de, aproximadamente, R$ 108 milhões, as melhorias fazem parte do contrato de concessão firmado junto ao Governo Federal e tem previsão de conclusão somente em fevereiro de 2025.

“Além de oferecer mais segurança e conforto aos usuários, as obras de infraestrutura proporcionam ainda o desenvolvimento econômico da região com a geração de emprego e renda.  A Concessionária reforça que os motoristas dirijam com atenção redobrada nos locais das obras, respeitem os limites de velocidade, a sinalização e as operações Pare e Siga. Em casos de emergência ou mais informações, os usuários podem acionar a Central de Atendimento 0800 72 30 153, que funciona 24h, sete dias da semana”, disse a Triunfo, em nota.