
Todos os professores da rede municipal de ensino de Tabapuã (SP) ainda não receberam o 13º salário agora em 2023. O benefício tradicionalmente é pago em duas parcelas, sendo a 1ª até 30 de novembro e a 2ª até 20 de dezembro, porém, na cidade, nenhuma delas foi paga, até agora, pela Prefeitura do município.
Indignados, alguns professores procuraram a Gazeta do Interior para relatar o caso. Eles, que preferem não ter os nomes divulgados, afirmam que nenhuma satisfação foi dada sobre o porque de o pagamento ainda não ter sido realizado.
“Todos os funcionários receberam, exceto nós, professores. Sabemos que a lei consta que deve ser pago até dia 20, mas até agora não foi pago”, diz uma das educadoras.
Procurada, a Prefeitura de Tabapuã informou por meio de nota que, o pagamento será efetuado até o dia 27 de dezembro, quando os recursos do Fundeb estarão disponíveis.
“Esta administração jamais esteve contra a classe docente; ao contrário, sempre buscou atender às reivindicações. Vale ressaltar que somos um dos poucos municípios que adequaram o piso salarial dos professores. Até o momento presente, investimos 27,96% na Educação, superando o mínimo de 25%, e no FUNDEB, aplicamos 84,45%, sendo que o mínimo exigido é de 70%. Neste momento em que o país enfrenta desafios financeiros e os repasses aos municípios foram reduzidos, contamos com a compreensão de todos. Embora saibamos da dificuldade, mantemos a esperança de melhorias e estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas. Antes de fazerem comentários infundados, solicitamos que nos procurem para resolvermos juntos eventuais contratempos. Agradecemos pela compreensão”, diz a nota.
