
Toda a cidade possui algum bairro que é mais conhecido pelo seu apelido do que propriamente pelo seu nome. Em Potirendaba (SP), quase todos os bairros da cidade possuem um apelido e o nome verdadeiro praticamente nem é lembrado pelos próprios moradores.
Ao todo, 10 bairros da cidade, principalmente conjuntos habitacionais, foram “rebatizados” pelos moradores e hoje são conhecidos pelos seus apelidos. Se alguém chegar em Potirendaba e perguntar pelos nomes de fundação, talvez poucas pessoas ou quase ninguém saberá onde fica.
Na cidade a Vila São João recebe o apelido de Vila Bode. Com poucas casas construídas ao longo da avenida Conselheiro Rui Barbosa, na saída para a cidade de Ibirá (SP), alguns moradores mais antigos afirmam que o apelido se deu por causa da quantidade de bodes que havia no local, no passado.
Vila São João - "Vila Bode"
O bairro Amadeu Malvezzi, na saída para Nova Aliança (SP), é conhecido como Morro do Alemão. Com cerca de 230 casas construídas pela CHDU, em 2011, o bairro recebeu o apelido durante a exibição da novela "Salve Jorge" pela TV Globo, onde mostrava a realidade do Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro, que foi pacificado.
Amadeu Malvezzi - "Morro do Alemão"
Parte do bairro Jardim dos Eucaliptos recebe o apelido de Rosa e Rosinha. O bairro de casas populares foi fundado na década de 90, com casas construídas pelo governo de São Paulo. O local ficou conhecido pelo apelido depois de ter as casas entregues, na época, com as cores em diferentes tons de rosa.
Um dos primeiros conjuntos habitacionais da cidade fica ao lado da região da represa, que hoje também recebe o nome de Jardim dos Eucaliptos, porém, tem o apelido de Vila Sapo. Relatos de moradores antigos dizem que o apelido se deu por conta da quantidade de sapos que existia no local.
Uma parte do bairro Jardim das Hortênsias tem o apelido de Rasga Tanga. O bairro também é um conjunto habitacional e foi entregue pelo governo do estado na década de 90, onde ficou conhecido pelo apelido, segundo alguns moradores, devido às brigas políticas entre dois grupos adversários, durante a entrega das moradias. Outros relatos afirmam que o apelido se deu porque algumas mulheres brigavam no bairro e que chegavam até rasgar as calcinhas.
A outra parte do bairro Jardim das Hortênsias, próximo ao Almoxarifado municipal, foi construída em 1980 e recebeu o apelido de Santana do Agreste. Na época a TV Globo exibia a novela Tieta, onde a história se passava na fictícia cidade de Santana do Agreste, que acabou virando apelido do bairro em Potirendaba.
O bairro Vila Talarico, perto da praça do Santo Antônio, ficou conhecido como Bucheiro. Segundo os moradores da época, no bairro existia uma fábrica de sabão, onde parte dos restos de animais, inclusive o bucho (estômago do boi), eram utilizados na fabricação do produto.
O bairro Vila Divinéia, na saída para Bady Bassitt (SP), recebe o apelido de Buracão e talvez seja um dos mais conhecidos da cidade, principalmente pelo seu apelido. O nome Divinéia, segundo os moradores, é a junção dos nomes de duas das moradoras mais antigas do local, Divina e Néia. O apelido veio porque o bairro foi construído, aparentemente, dentro de um grande buraco.
O bairro Luís Pastoreli, também na saída para Ibirá, é conhecido como Pombal. O local também é um conjunto habitacional entregue na década de 90 e recebeu o apelido devido à quantidade de pombos que existia nas casas, durante a construção.
Bairro Luís Pastorelli - "Pombal"
José Afonso Amato, que fica próximo à escola Vitório Botaro, tem o apelido de Pé Vermelho ou pé sujo. O conjunto habitacional, entregue há cerca de 20 anos também pelo governo de São Paulo, recebe o apelido porque as ruas foram entregues sem asfalto e todas as pessoas que caminhavam pelo local ficavam com o pé sujo de terra, seja na época da seca pela poeira ou da chuva pela lama.
Moradora do bairro Amadeu Malvezzi, há quase seis anos, Fabiana de Oliveira diz que só lembra do nome verdadeiro do bairro quando precisa preencher algum documento.
“A gente nunca lembra o nome verdadeiro e toda vez que vai colocar em algum documento a gente sempre acaba confundindo o nome com o apelido”, diz.
A comerciante Maria Luiza Regino nasceu em Potirendaba e conhece todos os bairros da cidade, inclusive pelos seus apelidos. “Aqui a gente conhece os bairros pelos apelidos e dificilmente lembra o nome de fundação. É uma referência que ajuda a gente a lembrar do local e até mesmo com apelidos engraçados”, finaliza.