
Um dos maiores nomes do rodeio regional deixou o Brasil nesta semana em busca de uma carreira internacional. Aos 29 anos, Rafael de Brito, morador de Potirendaba (SP), luta pelo sonho em competir na Professional Bull Riders (PBR), a principal liga de montarias em touros do mundo.
Rafael desembarcou em Dallas, no estado do Texas, nesta última quarta-feira (16/03), à noite. Por telefone ele conversou com a Gazeta e contou como está sendo a nova trajetória de vida.
“Muitas pessoas sempre me pediam para vir para os Estados Unidos, mas sempre batia aquela insegurança, até que agora me senti preparado e decidi me dedicar pela carreira internacional. Chegar aqui não é fácil, mas vou me empenhar ao máximo e lutar muito para conquistar meu espaço aqui fora”, diz.
Com dezenas de títulos na bagagem, 11 motos, três carros, uma caminhonete e inúmeros prêmios em dinheiro, a única dificuldade de Rafael será a língua americana, porém, ele conta com padrinhos um tanto quanto preparados – digamos uns dos melhores do mundo. Ele está acompanhado do brasileiro, naturalizado americano, Ted Wade Flora, campeão em Barretos (SP) e também do bicampeão mundial de montaria em touros e maior recordista da PBR, José Vitor Leme, de 25 anos.
Rafael José de Brito, um dos maiores e melhores atletas da nossa região hoje leva o nome de Potirendaba para o mundo. A humildade do garoto simples, de apenas 1,67m de altura, é a promessa de se tornar o maior gigante das arenas americanas.
“Neste momento já iniciei os treinos e vou montar nos rodeios abertos para ir pontuando e depois poder competir na PBR. A princípio, ficarei por um período de seis meses aqui, porém, pretendo trazer minha esposa e meu filho, onde quero construir minha vida aqui”, finalizou.
Sobre a Professional Bull Riders - PBR
Criada em 1992 nos Estados Unidos, a PBR (Professional Bull Riders) é a principal liga de montaria em touros em todo o mundo, com campeonatos realizados nos EUA, Brasil, Canadá, México, Nova Zelândia, Austrália e China. O maior campeonato dessa modalidade é o mundial da categoria, cuja final é realizada em Las Vegas, reunindo atletas de todos os países onde há torneios da PBR.
No Brasil, a liga está presente desde 2006, promovendo o maior campeonato da modalidade em arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro de grandes festas do peão e rodeios, já que esse esporte está inserido dentro da cultura sertaneja em nosso país.
O valor das premiações em torneios realizados em todo o mundo é de mais de US$ 18 milhões. A liga possui 1.000 competidores registrados nos países onde há PBR. O valor da premiação para o campeão mundial é de US$ 1 milhão.