Potirendaba

Prefeitura de Potirendaba (SP) discute proposta para transporte de estudantes universitários

autor: Luiz Aranha

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Prefeitura de Potirendaba (SP) discute proposta para o transporte de estudantes universitários até São José do Rio Preto (SP). Com a retomada gradativa, o município que fornece transporte 100% gratuito, está disponibilizando, provisoriamente, apenas metade do passe escolar, onde alunos estão com dificuldades.

Em todo o Estado de São Paulo, as aulas presenciais em escolas e faculdades já foram retomadas desde o dia 02 de agosto. O retorno prevê taxa de ocupação de 60% das faculdades de tecnologia e universidades públicas e privadas, obviamente com obediência a todos os protocolos de saúde, incluindo uso de máscaras e álcool gel.

Com isso, estudantes de Potirendaba voltaram a frequentar as instituições de ensino em Rio Preto. A cidade sempre foi conhecida na região por ser uma das poucas que fornece o transporte escolar 100% gratuito e exclusivo a estes universitários.

Com a retomada gradativa dos estudantes às salas de aula, a Prefeitura de Potirendaba está fornecendo, provisoriamente, metade do valor. Ainda sem saber o número exato de pessoas que precisará do meio de transporte, o município estuda possibilidades, mas muitos alunos estão com dificuldades para custear o restante do valor.

Gislaine Terezan é estudante de pedagogia na Unilago e está indo com o ônibus coletivo Itamarati todos os dias. Ela é um dos quase 500 alunos que dependem do transporte até às universidades de Rio Preto.


“O valor que está sendo pago pelo município é R$ 6,50 de passagem por dia, o que não cobre os custos, pois temos que pagar o transporte também dentro de Rio Preto. Infelizmente nós dependemos do transporte e não temos condições de pagar do próprio bolso”, diz.

“Estudamos à noite e a maioria trabalha o dia todo para poder pagar a faculdade. Infelizmente ter de pagar o transporte também fica complicado, pois não temos condições”, fala a estudante, Victória Colatruglio.

Na tarde desta última segunda-feira (16/08/2021), a Prefeita da cidade, Gi Franzotti, publicou um vídeo em suas redes sociais falando sobre o assunto. De acordo com ela, os estudantes do período diurno já procuraram a Coordenadoria de Educação, onde estão recebendo o meio passe. Já os alunos do período noturno, apenas 38 estudantes procuraram a Coordenadoria até agora.

“Nós sabemos que ainda é um momento difícil de retomada, pois muitos estudantes ainda estão com medo de voltar. Então eu peço a vocês que procurem e Coordenadoria de Educação, pois eu fiz uma proposta para o setor de Contabilidade do município analisar para aumentar para R$ 13 o valor do transporte e assim já ir recebendo este valor do passe, enquanto a gente define se, neste restante do ano, os alunos vão continuar recebendo o passe ou então faremos uma licitação para a contratação de uma empresa de transporte para estes alunos”, explica Gi.

A Prefeita disse que está à disposição de todos os alunos. “Se quiserem vir falar comigo no gabinete ou se quiserem reunir uma comissão para a gente ver o que é melhor, eu estou à disposição para a gente resolver isso da melhor forma possível”, finaliza Gi.