

A Defesa Civil de São José do Rio Preto (SP) emitiu na tarde desta última segunda-feira (16/08/2021), alerta para o baixo nível de umidade do ar e as altas temperaturas previstas para os próximos dias. A região noroeste paulista já enfrenta 126 dias sem chuvas consideradas ideais.
A expectativa, segundo a Defesa Civil, é de temperaturas elevadas à tarde – sempre acima dos 30ºC – pelo menos até sábado, (21/08), e umidade relativa do ar abaixo de 20% em toda a região Noroeste do Estado nesse período.
No inverno, é comum a umidade relativa do ar cair até abaixo dos 30%, porém, é algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.
Para o tempo seco, a Defesa Civil orienta a população a hidratar-se com frequência; utilizar umidificador de ar ou toalhas molhadas estendidas nos ambientes; evitar exposição ao sol, principalmente após as 10h e antes das 18h; usar vaporizadores de ambiente ou toalha umedecida; evitar práticas esportivas entre 13 e 18h; usar soro fisiológico nos olhos e narinas e não usar fogo para limpeza de galhos ou folhas.
Nossa região já enfrenta um período de estiagem de quase quatro meses dias. A última chuva considerada ideal para a agricultura foi registrada pela Casa da Agricultura de Potirendaba no dia 18 de abril, contabilizando apenas 12 milímetros de chuva.
No mês de maio foram registrados apenas 8 milímetros de chuvas, junho 9 milímetros, julho 0 e agosto, até agora, 0 milímetro. De acordo com a Casa da Agricultura, chuvas para serem consideradas ideais para a lavoura precisam ultrapassar os 10 milímetros.
1 milímetro equivale ao volume de 1 litro de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, 1 litro por metro quadrado = 1 milímetro.