Cidades

Mirassol e Pindorama (SP) registram apenas 7% de umidade do ar e entram em estado de emergência

autor: Por Gazeta do Interior

Publicado em

COMPARTILHE!  

A região noroeste paulista enfrentou nesta última quinta-feira (11/09/2025) um dos dias mais críticos do ano em relação ao clima seco. Segundo dados do Ciiagro, Unesp, Inmet e Cetesb, 18 municípios chegaram a registrar umidade relativa do ar em estado de emergência, quando os índices ficam iguais ou inferiores a 12%.

Os menores registros foram em Mirassol e Pindorama, que marcaram apenas 7%. Em São José do Rio Preto, o índice foi de 9%, o mais baixo dos últimos 17 anos. Outros municípios também apresentaram níveis críticos, como Ariranha, Santa Fé do Sul, José Bonifácio, Catanduva e Altair, com valores entre 8% e 9%.

Além da baixa umidade, a região também enfrentou calor intenso. Paulo de Faria registrou 41,1°C, a maior temperatura do Estado ontem. Outras cidades marcaram temperaturas próximas, como Santa Salete (39,6°C), Dirce Reis (39,5°C), Paranapuã (39,4°C) e Ilha Solteira (39,2°C).

A Defesa Civil de São Paulo mantém o alerta para o risco à saúde e de incêndios em vegetação. A recomendação é para que a população evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, mantenha-se hidratada e redobre os cuidados com crianças e idosos.