
A Câmara de São José do Rio Preto adiou nesta última terça-feira (09/09/2025) a análise do projeto do prefeito Coronel Fábio Candido (PL) que revisa a planta genérica de valores e pode elevar o IPTU em até 283% em alguns imóveis.
A proposta, elaborada pela Fipe ao custo de R$ 696 mil, foi duramente criticada por parlamentares da oposição e até por aliados da base. Segundo os vereadores, o governo não apresentou estudos suficientes para justificar os aumentos. O adiamento aprovado foi de duas sessões, e o texto deve voltar à pauta no próximo dia 23.
Mesmo com a redução de alíquotas e promessa de ampliação de isenções, parlamentares apontam que bairros como o Tarraf 3 podem sofrer aumentos expressivos, chegando a 221%. “É um projeto horrível, engana a população e está sendo divulgado de forma mentirosa”, afirmou o vereador Renato Pupo (Avante).
O prefeito também tenta aprovar outras medidas polêmicas, como autorização para empréstimo de R$ 650 milhões e alteração na lei do Semae, que pode abrir caminho para a cobrança da taxa de lixo.
Últimas notícias
