Potirendaba

Defesa Civil emite novo alerta de emergência por baixa umidade para celulares do noroeste paulista

autor: Por Gazeta do Interior - Potirendaba

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, às 13h18 desta quarta-feira (10/09/2025), novo alerta de emergência sobre a baixa umidade relativa do ar para municípios do noroeste paulista. A notificação foi enviada por meio do sistema Cell Broadcast e atingiu milhares de celulares na região, informando risco à saúde e aumentando o perigo de incêndios em áreas de vegetação.

A mensagem recomendou que a população mantenha hidratação constante — bebendo água com regularidade — e evite qualquer tipo de queimada ou uso de fogo para limpeza de terrenos, medidas essenciais diante dos índices críticos de umidade registrados nas últimas horas. O comunicado estadual determinou validade do alerta até as 19h desta quarta.

O alerta faz parte de uma série de notificações emitidas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e pela Defesa Civil paulista nas últimas semanas, motivadas pela combinação de massas de ar seco e temperaturas elevadas que têm reduzido a umidade para níveis próximos ou abaixo de 12% em pontos do interior. As regiões mais impactadas incluem áreas das macrorregiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Franca e Barretos (SP).

Segundo prefeituras e escritórios regionais da própria Defesa Civil, a tecnologia Cell Broadcast permite o envio de mensagens emergenciais a todos os celulares compatíveis (4G/5G) presentes na área de alcance das antenas, sem necessidade de cadastro prévio. Autoridades locais reforçaram que, em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Este novo aviso sucede outro alerta emitido pelo órgão na segunda-feira (08/09), quando também foram disparadas mensagens sobre baixa umidade e risco elevado de queimadas para 111 municípios do interior paulista — ação que já havia mobilizado recomendações de saúde e prevenção contra incêndios nas mesmas regiões.

As autoridades meteorológicas e de prevenção lembram que, além da hidratação, moradores com problemas respiratórios, idosos e crianças devem evitar exposição prolongada ao sol e buscar atendimento médico se houver piora de sintomas. Também foi pedido que a população denuncie focos de incêndio pelo 193 e adote práticas de cuidado para reduzir o risco de incêndios em vegetação.