Potirendaba

Facmol e Carlos Cunha emocionam público no desfile de 7 de setembro em Potirendaba (SP)

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Potirendaba

Publicado em

COMPARTILHE!  

Milhares de pessoas se reuniram neste último domingo, (07/09/2025), em Potirendaba (SP), para celebrar o desfile de 7 de setembro com muito entusiasmo. A concentração iniciou às 9h, no Cristo Redentor da cidade, reunindo centenas de veículos, carros alegóricos e motocicletas. Policiais militares, civis e guardas municipais formaram o cortejo repleto de verde e amarelo, passando pela avenida Maestro Antônio Amato, ao lado da igreja Matriz, na praça central.

A multidão lotou as ruas e arquibancadas enquanto a banda Facmol — “Força Aérea de Caça, Orquestra, Luta” — se apresentava com seus cerca de 100 integrantes entre estudantes e professores de música. A orquestra de sopros e percussão de Pereira Barreto (SP), fundada em 2010 e inspirada em uma tradição de mais de três décadas, encantou com clássicos como “Abre a Porta ou a Janela”, “Moreninha Linda” e “Cabelo Loiro”, emocionando a plateia com suas interpretações vibrantes.

Simultaneamente, o tradicional passeio ciclístico partiu da Escola Maestro Antônio Amato até a praça, onde várias bicicletas foram sorteadas. Um balão gigante com a bandeira do Brasil completou o espetáculo visual.

Para ajudar a amenizar o calor de mais de 30 °C, a Prefeitura distribuiu jujus e pão com carne moída, enquanto a coordenadoria de meio ambiente entregava mudas de árvores, promovendo consciência ecológica.

O ápice do desfile ficou por conta do lendário Carlos Cunha, piloto acrobata natural de Novo Horizonte (SP), campeão da Stock Car Light em 1998 e detentor de seis recordes mundiais registrados no Guinness Book — entre eles percursos e velocidades sobre duas rodas e voo com carro. Cunha é também apresentador de televisão e empresário, com uma história de superação após um grave acidente em 1993 que lhe causou fratura na base do crânio e sequela na audição.

Durante o desfile, ele realizou manobras de tirar o fôlego, incluindo “cavalo de pau” e dirigir com o carro apoiado em apenas duas rodas. Em meio à performance, proferiu uma palestra motivacional, compartilhando sua trajetória de vida, fé, superação e resiliência — temas que reverberaram com alegria na plateia. A prefeita Gi Franzotti e seu filho, vice-prefeito Luiz Sérgio, acompanharam de perto a apresentação e participaram das acrobacias com o piloto.

“É um presente para nossa população poder trazer essas apresentações, que fomentam a cultura e a tradição para nossa cidade”, destacou a prefeita emocionada.