
O grupo português Mota-Engil, em parceria com a empresa chinesa China Communications Construction Company (CCCC), venceu nesta última sexta-feira (05/09/2025) o leilão para a construção do túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá, no litoral de São Paulo.
O certame foi realizado na sede da B3, em São Paulo, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros do governo federal, além do governador paulista Tarcísio de Freitas e outras autoridades.
A proposta vencedora ofereceu 0,50% de desconto sobre o valor da contraprestação pública, superando a concorrente espanhola Acciona, que não apresentou desconto. O valor máximo fixado era de R$ 438,3 milhões por ano.
Investimento bilionário e concessão de 30 anos
O túnel terá investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,14 bilhões virão de aportes públicos — divididos igualmente entre os governos federal e estadual. O restante será financiado pela iniciativa privada.
A concessionária ficará responsável pela construção, operação e manutenção da obra por 30 anos, conforme o modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
Protesto em frente à Bolsa
Durante o leilão, um grupo de moradores protestou na porta da B3 contra possíveis desapropriações. Segundo a Associação Comunitária do Macuco, cerca de 200 famílias podem ser impactadas dependendo do traçado final.
“Nós queremos um processo de desapropriação justo, ético e digno”, disse José Santaella, representante da comunidade, cobrando garantias do Estado para indenizações e regularização fundiária.
Pedido de suspensão rejeitado
Na véspera, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), rejeitou um pedido do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU) para suspender o leilão. A alegação era de que o modelo favoreceria grupos estrangeiros. Dantas, no entanto, entendeu que não havia provas de irregularidades.
Detalhes do projeto
Considerada a maior obra do Novo PAC, o túnel será a primeira travessia submersa do Brasil.
Extensão total: 1,5 km, sendo 870 metros imersos no leito do canal portuário.
Estrutura: três faixas por sentido (uma adaptada para VLT), ciclovia, espaço para pedestres e galeria de serviços.
Licenciamento: já conta com licença ambiental prévia da Cetesb, concedida em agosto de 2025.
Hoje, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas e barcas, além da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com percursos que variam de 18 minutos a mais de uma hora. Com o túnel, o tempo estimado de travessia cairá para cinco minutos.
O governo de São Paulo afirma que a obra vai reduzir o tráfego na rodovia, estimular o turismo, impulsionar a economia e diminuir emissões, ao incentivar transportes coletivos e sustentáveis.
O governo estima quatro anos de obras, segundo um estudo apresentado nesse ano. Se o projeto for iniciado ainda em 2025, a previsão de inauguração seria até o final de 2028. Já outro cronograma oficial indica que as obras devem começar em 2026 e se estender até 2029
