

Dois indivíduos foram mortos na manhã desta quarta-feira (21/05/2025), durante uma grande operação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação, que conta com apoio da Polícia Militar, ocorre em diversas cidades do noroeste paulista e também no Mato Grosso.
Segundo informações da PF, os dois indivíduos mortos eram ligados ao PCC e foram baleados durante uma abordagem no bairro Solo Sagrado, em São José do Rio Preto (SP). Ao mesmo tempo acontece também uma operação da corregedoria da Polícia Militar, onde um policial militar foi preso. (Mais informações desta operação em breve)
Ao todo, a Justiça expediu mais de 70 mandados, incluindo 40 de busca e apreensão, 17 de prisão preventiva, 16 de prisão temporária e 54 ordens de bloqueio de bens e valores. Participam da ofensiva 200 policiais federais, 100 policiais militares e integrantes do Gaeco.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades paulistas de São José do Rio Preto, Mirassol, Tanabi e Ipiguá, além de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso.
As investigações revelaram a existência de uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas. O grupo ocultava os entorpecentes em cargas de carne transportadas por caminhões frigoríficos para burlar a fiscalização.
Durante as investigações foram realizadas ações da PF que culminaram na apreensão de 2.183 kg de cocaína, 508 kg de maconha, duas armas de fogo e na prisão de 10 pessoas.
A fase ostensiva da operação busca agora prender os líderes da organização criminosa, bem como os seus integrantes, além de efetuar a apreensão de bens e recursos da organização criminosa.