São José do Rio Preto

Hemocentro de Rio Preto (SP) opera com apenas 4% do estoque e alerta para risco de cancelamento de cirurgias

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

COMPARTILHE!  

O Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) está enfrentando uma das piores crises de abastecimento dos últimos anos. Nesta segunda-feira (19/05/2025), a diretoria do Hospital de Base convocou a imprensa para uma coletiva emergencial, onde foi anunciado que o estoque atual de sangue está em apenas 4%, muito abaixo do mínimo recomendado, que seria de 20%. A situação é considerada crítica.

Segundo o médico Octávio Ricci Júnior, se o cenário não mudar nos próximos dias, o hospital poderá ser obrigado a cancelar cirurgias eletivas. “Essa não é a nossa intenção. Estamos trabalhando para evitar que isso aconteça, mas a falta de sangue pode comprometer a segurança dos procedimentos”, alertou.

Para manter os estoques em níveis adequados, o Hemocentro precisa receber, em média, 150 doadores por dia. No entanto, os números atuais estão muito abaixo disso, principalmente o de sangue O+. Em resposta à crise, a equipe técnica planeja uma série de ações para mobilizar a população da região.

A diretora técnica do Hemocentro e especialista em hematologia, Andrea Garcia, explicou que campanhas externas e parcerias com instituições estão sendo articuladas para incentivar a doação. “Vamos fazer ações de coletas em cidades vizinhas e isso já é um dos próximos passos. Nós já ampliamos os horários de atendimento para facilitar a participação da comunidade”, disse.

A situação é especialmente preocupante para pacientes que dependem constantemente de transfusões. A contadora Joseane Adrielli Dias Gonçalves, por exemplo, é uma das pessoas que sentem diretamente os efeitos da escassez. Diagnosticada com duas anemias hereditárias e outras doenças, ela precisa de sangue regularmente desde 1 ano de idade. “Sem doadores, minha vida e a de muitas outras pessoas ficam em risco, pois a frequência que eu preciso varia entre de 20 a 40 dias. Hoje eu tenho 35 anos e se não tivesse a transfusão, eu já não estaria mais aqui há muitos anos”, relatou.

A direção do Hemocentro reforça que todos os tipos sanguíneos são necessários e que o processo de doação é seguro, rápido e pode ser feito por qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, com boa saúde e peso acima de 50 kg. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos responsáveis.

O Hemocentro de Rio Preto funciona de segunda a sábado, e está localizado na Rua Jamil Feres Kfouri, 80 – no bairro Jardim Panorama.

Serviço:

                •             Hemocentro de São José do Rio Preto
                •             Endereço: Rua Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama
                •             Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 15h e de sábado das 7h às 13h00. Este horário estendido vai até o dia 30 de maio.
                •             Informações: (17) 3201-5000

Doe sangue. Salve vidas.