Nova Aliança

URGENTE: Saúde confirma primeiro caso de raiva bovina em Nova Aliança (SP)

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Nova Aliança

Publicado em

Última edição:

COMPARTILHE!  

A Secretaria de Saúde de Nova Aliança (SP) confirmou nesta última terça-feira, (13/05/2025), o primeiro caso de raiva bovina no município.

De acordo com a Prefeitura, o animal infectado pertence a um rebanho de uma propriedade que fica localizada no bairro rural Borboleta, na divisa com os municípios de Potirendaba e Mendonça (SP). Várias ações de isolamento e retirada de animais e também de pessoas estão sendo tomadas.

O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e também a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo estão na cidade adotando medidas preventivas para garantir a segurança da população e dos rebanhos. Laudos de outros animais, possivelmente contaminados, também já foram encaminhados para análise.

Segundo o município, a situação está sendo monitorada de forma rigorosa, e as ações de controle e prevenção já estão em andamento. “Pedimos à população que permaneça tranquila e que, em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Saúde”, disse em nota.

Por causa da confirmação, moradores estão em buscas de vacinas na cidade e a Secretaria de Saúde busca por mais doses para atender a população.

A raiva em bovinos é uma doença grave e fatal que afeta rebanhos em todo o Brasil. A doença é transmitida principalmente pela mordida de morcegos hematófagos e, uma vez infectados, os animais morrem em poucos dias. A vacinação é a única forma de prevenir a doença. 

O vírus que pode causar perdas significativas na pecuária e colocar em risco a saúde pública. Segundo as autoridades, é fundamental que os criadores estejam atentos aos sintomas da doença e procurem os programas estaduais de controle para receber orientação sobre a prevenção e o tratamento.