
A Concessionária Ecovias Noroeste Paulista deu início nesta segunda-feira, (05/05/2025), à instalação da sinalização para o início das obras de implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Mirassol (SP). O serviço, que era para ter começado na última segunda-feira, (28/04), foi adiado por conta da chuva.
Segundo o engenheiro e coordenador de obras da concessionária, Ludovico Mathias, os trabalhos tiveram início no quilômetro 451+800m, pista sul (sentido Cedral), em Mirassol. Nesta fase inicial da obra, serão instaladas barreiras rígidas de concreto, as chamadas ‘New Jersey’, entre os quilômetros 451+800m e 449+300m, em ambos os sentidos da rodovia.
“Primeiro nós começamos instalando placas e sinalizadores dois quilômetros antes, para alertar os motoristas. Em seguida damos início à instalação das barreiras, que permitirão com que os trabalhos de terceiras faixas de rolamento sejam feitos no canteiro central com segurança. Para a colocação das barreiras será necessário interditar a faixa 1, justamente aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, durante todo o período”, explica.
Instaladas seguindo o canteiro central, segundo a empresa, as barreiras têm como objetivo organizar o tráfego e aumentar a segurança para motoristas e trabalhadores da obra. Essas estruturas de concreto delimitam a área de intervenção, evitando invasões acidentais e reduzindo o risco de colisões com maquinário e o atropelamento de pessoas.
A Ecovias divulgará, periodicamente, o cronograma e as interdições necessárias durante a execução dos trabalhos. O fechamento de faixas de tráfego ocorrerá no período diurno, de segunda a quinta-feira, das 7 às 17 horas, e às sextas-feiras, das 7 às 16 horas. Em caso de trabalhos aos finais de semana, o fechamento ocorrerá das 7 às 17h.
O cronograma está sujeito a alterações. Essas e outras informações, como as rotas alternativas, podem ser acompanhadas pelo perfil oficial da concessionária no Instagram: @ecoviasnoroeste. As obras, que tiveram início por Mirassol, serão realizadas no trecho de Rio Preto até chegar em Cedral.
Para minimizar impactos, a concessionária adotará medidas de sinalização e gerenciamento de tráfego para assegurar que o fluxo nas faixas não afetadas continue sem interrupções. Eventuais fechamentos temporários serão realizados de maneira controlada e comunicados previamente.
Orientações de segurança:
* Mantenha distância do veículo à frente e evite colisões traseiras.
* Reduza a velocidade ao se aproximar da sinalização de obras.
* Planeje sua viagem e consulte, diariamente, o cronograma de obras nos canais oficiais da concessionária.