
A Polícia Civil de Potirendaba (SP) investiga um crime de estelionato onde golpistas estão se passando pela Prefeitura da cidade e enviando e-mails falsos cobrando valores de empresas.
Segundo o boletim de ocorrência, os bandidos enviam uma espécie de notificação para as vítimas, afirmando que, após denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura, há irregularidade no alvará de funcionamento da empresa.
“De acordo com a legislação vigente, todas as empresas precisam estar em conformidade com as normas de licenciamento e o alvará de funcionamento devidamente atualizado. O prazo para regularização é até o dia 09/03/2025. A não regularização poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada”, diz trecho do então documento enviado pelos criminosos.
No e-mail, o estelionatário, que usa o nome de um funcionário da Prefeitura que não existe - Rafael Costa Pereira R Almeida - envia ainda um suposto número de requerimento para que o empresário possa visualizar a cobrança. “Esta é uma notificação oficial e não deve ser ignorada”, diz no final.
O BO foi registrado pelo departamento jurídico da Prefeitura de Potirendaba como estelionato e a Polícia Civil da cidade instaurou um inquérito policial para investigar o caso.
O município afirma que os e-mails estão sendo enviados para aplicar golpes nos contribuintes da cidade, cobrando licenciamento e alvará de funcionamento, sendo que o empresário possui toda a documentação da empresa, de forma regular. O e-mail usado pelos golpistas é "nao_responda@prefeituramuniciapal29.goldenwaterfinance.com.au*
A Prefeitura afirma que não envia e-mails informando sobre vencimento de alvarás e que, em caso de dúvidas, o morador deve procurar imediatamente a Prefeitura da cidade.