

Pelo menos três fontes de água mineral em Ibirá (SP) já secaram, devido ao severo período de estiagem dos últimos meses. O parque balneário, que fica localizado no distrito de Termas de Ibirá, recebe turistas de várias partes do país e até do mundo.
Segundo informações da Prefeitura do município, as três fontes, que costumam jorrar água naturalmente, mas que já estão sem água, ficam localizadas dentro do parque, sendo elas a Saracura, Carlos Gomes e Seixas.
As fontes, onde ainda há água jorrando, são a Ademar de Barros e a Jorrante, esta última que fica do lado de fora do parque.
O principal motivo, segundo o município, é a falta de chuvas devido ao severo período de estiagem. A empresa responsável pela análise da água diz que ainda há um longo prazo para normalização, onde a estimativa é 60 e 90 dias para ter os fluxos normalizados.
Em agosto de 2021, a fonte Jorrante também secou completamente quando nossa região enfrentou a maior seca dos últimos 100 anos. No mesmo período do ano anterior, para recuperar o lençol freático e evitar o completo desabastecimento, a Prefeitura de Ibirá decidiu fechar o local para captação de água das 22h às 6h.
O Parque das Águas em Termas de Ibirá possui cinco fontes de águas medicinais, sendo elas Saracura, Carlos Gomes, Seixas, Ademar de Barro, que ficam no interior do Parque e a Jorrante que fica do lado de fora. Ibirá é conhecida por suas águas terapêuticas e banhos medicinais, recebendo milhares de turistas não só do Brasil, mas também como do mundo, durante todo o ano.