

A Fonte Jorrante de Ibirá (SP) secou completamente nesta segunda-feira (09/08/2021). Em comunicado o município afirma que esta é a maior seca dos últimos 100 anos.
De acordo com a Prefeitura, a Fonte Jorrante passou por uma diminuição severa no fluxo de água devido à falta de chuvas, onde foi registrada a maior seca dos últimos 100 anos. Por conta disso, o local está sem jorrar água.
Em agosto do ano passado, para recuperar o lençol freático e evitar o completo desabastecimento, a Prefeitura de Ibirá decidiu fechar o local para captação de água das 22h às 6h.
O Parque das Águas em Termas de Ibirá possui cinco fontes de águas medicinais, sendo elas Saracura, Carlos Gomes, Seixas, Ademar de Barro, que ficam no interior do Parque e a Jorrante que fica do lado de fora. Ibirá é conhecida nacionalmente por suas águas terapêuticas e banhos medicinais, recebendo milhares de turistas não só do Brasil, mas também como do mundo, durante todo o ano.
Em nota, o município diz que uma equipe de manutenção da Prefeitura está buscando soluções dentro dos padrões ambientais com o objetivo de voltá-la ao seu perfeito funcionamento aos moradores e turistas.
