
Os dois acusados de matar um rapaz de 20 anos com golpes de facão, em fevereiro de 2020, vão a júri popular nesta próxima terça-feira, (05/09/2023), em Potirendaba (SP). Odair Vicente Barbosa Junior foi assassinado às margens da vicinal Luiz Carlos Brandolezzi, que liga Potirendaba à Bady Bassitt (SP).
Segundo a denúncia do Ministério Público, José Dionez Ramos, de 32 anos, vulgo Cowboy e Jeferson Gomes Farias, de 25 anos, mataram Odair por motivo torpe, meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Ele foi morto com golpes de facão no pescoço, no dia 9 de fevereiro de 2020.
Por motivo de vingança, a dupla teria levado o rapaz em um Uno vermelho, até o local do crime, durante a madrugada, e cometido o assassinato. “O motivo torpe ficou caracterizado pela reprovabilidade moral da conduta dos denunciados, que mataram Odair por vingança, sobe a alegação de José, de que a vítima “teria mexido com sua família”, diz o promotor Rodrigo Vendramini, em trecho da denúncia.
Conforme a Gazeta mostrou na época, imagens de câmeras de monitoramento instaladas na saída para a rodovia Luiz Carlos Brandolezzi mostram que às 5h55 o Fiat Uno deixa a cidade em direção ao local do crime e às 6h11 - cerca de 15 minutos depois, retorna.
Através das gravações, os policiais identificaram a placa do veículo e conseguiram chegar até os criminosos, que acabaram confessando o crime. Para a polícia, na época, eles disseram que estavam sendo ameaçados por Odair e resolveram matá-lo.
O carro e o facão foram apreendidos. José e Jeferson estão presos desde o dia do crime e, se condenados, poderão pegar até 30 anos de prisão.
Odair Vicente, na época, era funcionário de um provedor de internet da cidade. Sua morte abalou os moradores.