

As escolas municipais Maestro Antônio Amato, João Casella e Vitório Botaro, em Potirendaba (SP), começaram a receber desde esta última sexta-feira, (26/05/2023), a segunda etapa do projeto Cine Arte. A ação, realizada pela Perfectto Projetos, teve início em 3 de maio com a realização da Oficina de Introdução Básica de Cinema, que ensinou técnicas profissionais para alunos da escola Maestro Antônio Amato.
De acordo com os organizadores, a segunda etapa do projeto inclui sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso de água e energia, reciclagem e segurança no trânsito, além da apresentação dos curta-metragens criados pelos alunos (saiba mais abaixo).
No dia 26, a ação será realizada na escola Amato. No dia 29, a estrutura passa para a escola Vitório Botaro e, por fim, chega no dia 30 à João Casella. Ao todo, serão quatro sessões por dia de programação.
Para acolher a ação cultural, uma estrutura gigante de cinema inflável é montada, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, projetor de áudio e vídeo, além de almofadas para acomodação do público. E não é só isso. Para deixar a programação ainda mais divertida, todos os presentes terão direito a pipoca.
Ao final de cada sessão, as crianças e adolescentes levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens.
Primeira etapa: oficinas de Cinema
Entre 3 e 5 de maio, alunos de 13 a 16 anos da escola Maestro Antônio Amato tiveram a oportunidade de produzir curtas-metragens com técnicas profissionais durante a Oficina de Introdução Básica de Cinema, primeira etapa do projeto Cine Arte.
A ação teve como objetivo oferecer aos assistidos as ferramentas necessárias para a criação de projetos cinematográficos que abordassem, de forma lúdica, temas como: sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável.
Em três dias de oficinas, divididos em grupos de no máximo 5 alunos, os adolescentes tiveram contato com os principais conceitos do mundo do cinema como: filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação. Além disso, puderam imergir nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros.
Ainda nas oficinas, sob a supervisão e instrução dos oficineiros, os alunos produziram seus próprios curtas-metragens, incluindo roteiro, gravação de depoimentos, captura de imagens, edição, e inserção de trilha e legendas.
“Nossa meta é promover o acesso à cultura. Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social. Por isso, queremos proporcionar aos nossos adolescentes e jovens a oportunidade de se expressarem de forma artística. Esperamos que, dessa forma, eles também possam alcançar outras pessoas com importantes mensagens de conscientização e reflexão. Estamos certos de que este é um caminho para formar cidadãos conscientes para o futuro”, afirma o diretor de Relações Públicas da Perfectto Projetos, Paulo Reis.
Ao todo, cerca de 30 adolescentes participaram das atividades e todos receberam certificados.
Projeto Cine Arte O Cine Arte é um projeto itinerante que tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do mundo das artes, promover acesso à cultura e conscientizar sobre temas de grande importância para o futuro como a preservação dos recursos naturais, sustentabilidade, entre outros.
O Cine Arte é uma realização da Perfectto Projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e apoio da Prefeitura de Potirendaba, por meio da Coordenadoria da Educação.
Além de Potirendaba, a ação também está sendo realizada nas cidades de Catanduva, Ibirá, Sebastianópolis do Sul e Meridiano, todas na região administrativa de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.