

Uma idosa de 85 anos procurou a Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) nesta última segunda-feira (09/06/2025) para denunciar que foi vítima de um golpe virtual, no qual realizou diversas transferências bancárias via PIX a pessoas desconhecidas após ser induzida por golpistas que a contataram pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
Segundo o boletim de ocorrência, o contato com os suspeitos teve início no dia 5 de junho. De forma ardilosa, os golpistas convenceram a vítima a realizar cinco transferências financeiras, sob pretextos não informados no registro policial. As transações ocorreram ao longo do dia 6 de junho, com valores variados, totalizando prejuízo de R$ 14.284,99.
Desconfiada da situação, a vítima compareceu a uma agência bancária, onde foi orientada por funcionários a registrar o caso junto à polícia, sendo informada de que, muito provavelmente, havia sido alvo de um golpe.
A idosa apresentou à Polícia Civil extratos bancários com os comprovantes das transferências realizadas, além de números de telefone associados aos possíveis autores do crime. Todo o material foi anexado ao boletim de ocorrência para auxiliar nas investigações.
A Polícia investiga o caso e os autores, se identificados, poderão responder pelo crime de estelionato com agravante pelo fato da vítima ser idosa, o que pode aumentar significativamente a pena prevista.
A orientação das autoridades é que, ao receberem mensagens suspeitas — mesmo que pareçam vir de instituições ou pessoas conhecidas — os cidadãos redobrem a atenção, evitem fornecer dados pessoais e confirmem qualquer solicitação de valores por outros meios confiáveis. Casos como esse têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente com vítimas idosas, que muitas vezes são induzidas a erro por criminosos especializados em fraudes digitais.
Últimas notícias
