São José do Rio Preto

Polícia Civil realiza 4ª fase de operação contra crimes cibernéticos em Rio Preto (SP)

autor: Por Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) realiza nesta quinta-feira, (24/04/2025), a 4ª fase da operação CyberConnect, que tem como objetivo o combate os crimes cibernéticos.

De acordo com a polícia, hoje acontece o “Dia D” da operação, com ações concentradas em todo o Estado, principalmente na região de abrangência do Deinter 5, em atuação conjunta e coordenada com os policiais civis.

A Deic de Rio Preto, unidade especializada do Deinter 5, participou da CyberConnect 4 por meio de duas frentes operacionais. Em março deste ano, a 2ª fase da “Operação Firewall” prendeu um indivíduo, de 26 anos, na Capital paulista, apontado como “chipeiro” — indivíduo que habilita linhas telefônicas utilizadas em fraudes.

Com histórico profissional em telemarketing e habilidades técnicas comprovadas, o investigado também é suspeito de aplicar estelionatos diretamente. A prisão foi decretada pela Justiça e cumprida na manhã desta última quarta-feira, (23/04). Quatro mandados de busca e apreensão também foram executados, todos na cidade de São Paulo.

Outra participação da DEIC foi na “Operação Vida Dupla”. Originada a partir do golpe milionário contra uma médica de Rio Preto, a investigação revelou uma complexa organização criminosa especializada no chamado “Golpe da Mão Fantasma”, com ramificações em diversas cidades do Estado.

Na 3ª fase, desencadeada nesta quinta-feira, (24/04), a DEIC deu sequência à análise dos materiais apreendidos nas etapas anteriores, chegando a dois gerentes bancários, moradores da Capital paulista. Eles são suspeitos de facilitar movimentações financeiras do grupo criminoso mediante pagamento, atuando para ampliar rapidamente limites de transações e viabilizar o escoamento dos valores oriundos das fraudes. Ambos tiveram prisão temporária decretada e seguem à disposição da Justiça.