
O objeto levado por uma estudante, de 11 anos, dentro da Escola Municipal Lúcia Novais Brandão, nesta terça-feira,(17/09/2024), em Cedral (SP), era um rastreador veicular do pai, que é policial civil. O ato, que espalhou pânico e terror, fez evacuar o local, mobilizou Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e até o GATE.
Segundo a Polícia Militar, equipes foram acionadas pela diretora da escola, por volta de 7h10 de hoje, quando uma professora viu um aluno mexendo em um objeto preto envolto em fita isolante, porém, não notou nada estranho, motivo pelo qual recolheu o material e levou até sua sala, onde foi manuseado e colocado em uma gaveta, até o período da tarde.
Após outras pessoas visualizarem o material, surgiu a suspeita que poderia ser um artefato explosivo, pois o objeto tinha um aparelho eletrônico, um imã, dois fios e algum outro objeto pesado, todos envoltos em fita isolante.
Em seguida, colocaram o artefato em um corredor no meio da escola.
O Corpo de Bombeiros também foi ao local e evacuou a escola com apoio da prefeitura municipal, que providenciou transporte e abrigo adequado para as crianças. Equipes do GATE também foram acionadas e mantiveram contato, durante toda a ocorrência, por chamada de vídeo l, para melhor mensurar as características do material e do local.
Após horas de apurações, contato presencial com pais de alunos nas residências e visualização das imagens das câmeras dos dias anteriores, uma professora informou que viu uma das alunas, de 11 anos, em data anterior, manuseando um objeto parecido com aquele na sala de aula. Policiais foram até a casa dos pais da criança, onde foi constatado que se tratava de um rastreador veicular do pai dela, que é policial civil e que ele não havia dado falta do objeto, até então.
Após análise de todos os detalhes, o efetivo do GATE cancelou o deslocamento. As testemunhas e o pai da criança foram encaminhados para a delegacia de Cedral, onde foi elaborada ocorrência não criminal. Os objetos foram devolvidos e os envolvidos liberados.