São José do Rio Preto

Empresário de 27 anos é preso em Rio Preto (SP) por suspeita de integrar quadrilha que falsificava fertilizantes

autor: Por Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

COMPARTILHE!  

Um empresário de 27 anos foi preso nesta quarta-feira, (12/06/2024), em São José do Rio Preto (SP), após suspeita de integrar uma quadrilha que falsificava fertilizantes e vendia para diversas regiões do Brasil. Vários mandados foram cumpridos em cidades do estado do Paraná e também de São Paulo.

Segundo os policiais, a “Operação Deméter”, comandada pela Polícia Civil de Goiás, contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Deic de Rio Preto. De acordo com as investigações, uma quadrilha especializada estaria comercializando fertilizantes MAP 11.52 (fertilizante fosfatado), contrafeitos. Para isso o grupo teria criado empresas de fachada.

O fertilizante vendido foi comercializado abaixo do valor de mercado, e para justificar, o grupo alegava que era porque o adubo era importado e deveria ser retirado no Porto de Paranaguá (PR). Alguns produtores, ao realizarem o teste do produto em laboratório, descobriram que o adubo entregue não se tratava de fertilizante.

Sem desconfiar de nada, muitos dos agricultores não realizaram testes e tiveram grande queda na produtividade, visto ser fundamental nas lavouras de grãos do país. O golpe foi praticado em vários estados, segundo a operação.

As equipes da polícia cumpriram mandados em várias cidades aonde supostamente haveria ramificações da organização criminosa, sendo Curitiba, Fazenda Rio Grande, Colombo e Paranaguá, todos no Paraná. No estado de São Paulo, as equipes se dividiram em Rio Preto, Sumaré e Poa.

Ao todo foram cumpridos sete mandados de busca e seis de prisão preventiva. O empresário de 27 anos, de Rio Preto, foi preso em uma casa em um condomínio da zona leste. Ele foi levado para Deic, onde deverá permanecer preso à disposição da justiça.