São José do Rio Preto

Prefeitura de S. J. do Rio Preto (SP) faz nova limpeza para retirada de barracos no viaduto Jordão Reis

autor: Por Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) realizou na manhã desta terça-feira, (06/02/2024), uma nova limpeza na área do Viaduto Jordão Reis, que é ocupada por moradores em situação de rua. Barracos e lixo foram removidos por máquinas e caminhões.

De acordo com o município, como a Secretaria de Habitação não disponibiliza de moradias temporárias para esse tipo de situação e diante da expansão das ocupações e risco de criação de novas favelas, a Prefeitura fez a notificação sobre a irregularidade da situação e orientação dos moradores em situação de rua que ocupam o local para receberem acolhimento junto ao Centro Pop.

Entre as pessoas abordadas, dois homens aceitaram desocupar a área e aceitar auxílio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Outros dois moradores, entre elas uma mulher, não aceitaram desocupar a área, mas permitiram a limpeza ao redor do local em que estão instalados, sob o viaduto. Eles vão aguardar outras tratativas junto à Secretaria da Assistência.

A equipe de limpeza de Serviços Gerais retirou resíduos espalhados no local, como recipientes com água parada e colchões velhos, troncos cortados, galhos de árvores e pedaços de madeira.

Em relação às pessoas em situação de rua, a Secretaria disse que vem realizando o acompanhamento de aglomerações na avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, bem como em outros pontos do município, a fim de realizar a abordagem social. A iniciativa, segundo o município, visa colaborar com a reconstrução do projeto de vida das pessoas atendidas, por meio do encaminhamento aos acolhimentos institucionais.

Em nota, a prefeitura afirmou que a limpeza já foi concluída e o trabalho foi coordenado pela Secretaria da Habitação.