São José do Rio Preto

Prefeitura vai instalar 100 parquímetros e terá carro de fiscalização em Área Azul de Rio Preto (SP)

autor: Por Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP), através da EMURB (Empresa Municipal de Urbanismo), vai instalar 100 parquímetros e disponibilizará um carro de fiscalização na área azul da cidade. O contrato assinado com a empresa tem o valor de R$ 1,1 milhão e está previsto para começar a ser executado a partir de fevereiro.

De acordo com a licitação, os parquímetros são sistemas de autoatendimento do estacionamento rotativo, instalados nas calçadas das vias da sua área de abrangência, (Centro e Redentora) e devem disponibilizar ao usuário a compra de crédito de estacionamento e garantir ao usuário que não optar pelo uso do aplicativo da EMURB ou Ponto de Venda.

O sistema dará ao usuário, a possibilidade de acesso e uso do sistema, independentemente de qualquer tipo de assistência por parte dos fiscais do estacionamento, configurando assim o autoatendimento no uso do Sistema de Estacionamento Rotativo Regulamentado.
Cada dispositivo deverá atender 20 vagas e o critério de distância máxima a ser percorrido pelo usuário, de 70 (setenta) metros, da vaga ocupada por seu veículo até o parquímetro.

No total serão 100 parquímetro, que irão atender 2.607 vagas. Nesta primeira etapa serão 19 instalados dispositivos, para atender 500 vagas.

A própria EMURB que disponibilizará um veículo, no qual será equipado com câmeras, que ficará responsável por fiscalizar a área. A tecnologia vai possibilitar a cobrança pós-utilização, emitida pelo próprio equipamento móvel. Mesmo com o novo serviço, os fiscais continuarão atuando na ruas da cidade.

A expectativa é de que o serviço comece a ser executado a partir do dia 14 de fevereiro de 2024, entretanto, a EMURB disse que o cronograma será estabelecido pela diretoria executiva da EMURB. Atualmente, para estacionar nas vagas rotativas da Área Azul de Rio Preto, o usuário precisa pagar R$ 3,00 por hora.