
A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) realizou na manhã desta terça-feira, (14/11/2023), uma operação para retirada de barracas de moradores em situação de rua da avenida Philadelpho Gouveia Neto, no trecho sob o viaduto Jordão Reis.
De acordo com a Empresa Municipal de Urbanismo, a ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e também a Guarda Civil Municipal. Além da liberação da ciclovia e do passeio público da avenida, foi realizado o serviço de limpeza do lixo acumulado nas margens da calha do rio Preto.
A ação, segundo o município, foi realizada mediante o consentimento dos moradores em situação de rua que haviam montado barracas naquele local. Eles se comprometeram a procurar o Centro Pop, onde o Município oferece acolhimento por meio da Secretaria de Assistência Social. Além de desobstruir as vias, a limpeza teve como objetivo impedir que o lixo continuasse a ser descartado no curso d’água.
Moradores têm reclamado da onda de assaltos e furtos provocada pelos moradores que vivem em situação de rua no local. Motoristas e pedestres que passavam pela avenida acabaram sendo assaltados.
Na semana passada, uma das moradoras teria assaltado um posto de combustíveis daquela região e pulado no rio Preto para tentar fugir da polícia. A ação mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, para resgatar a criminosa, que acabou sendo ouvida e liberada.