
Cidades da região noroeste paulista bateram recorde de temperatura nesta última segunda-feira, (13/11/2023), durante a onda de calor que atinge também boa parte do Brasil. Potirendaba (SP) chegou a registrar 40ºC, segundo os institutos de meteorologia.
O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño - fenômeno que aquece as águas dos oceanos. Com esse cenário, segundo os meteorologistas, essa deve ser uma das ondas de calor mais intensas já vistas.
Ontem, o Inmet emitiu um alerta para 15 estados, incluindo São Paulo, sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte, Nordeste e do Sul do país.
As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste. O Inmet explica que os alertas de grande perigo se referem a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.
A previsão para esta semana ainda é de altas temperaturas até na próxima sexta-feira (17). Mesmo havendo possibilidade de chuva, os termômetros devem registrar mínimas de 25ºC e máximas de 42ºC.