
O que parece ser a entrada de lixo espacial na atmosfera assustou os moradores no começo da noite desta última segunda-feira, (19/06/2023), aqui na região noroeste paulista e também em regiões do estado de Minas Gerais.
Imagens recebidas pela Gazeta mostram que o fenômeno ocorreu por volta das 18h35. Um satélite registrou o objeto cruzando o céu da cidade de Novais exatamente às 18h40.
Pesquisadores ainda estão estudando o caso, mas afirmam que pode ser lixo espacial – objetos que ficam no espaço e que acabam entrando na atmosfera terrestre.
Segundo sites especializados no assunto, a estimativa é de que uma tonelada de lixo espacial reentre na atmosfera da Terra a cada semana. Porém, essa é uma média e, na verdade, o que presenciamos são meses de inatividade seguidos por um curto período de muita atividade, segundo Marlon Sorge, diretor-executivo do Centro de Estudos de Detritos Orbitais e de Reentrada da Aerospace Corporation.
Apesar disso, só porque um objeto entra na atmosfera não significa que ele chegará até a superfície da Terra. Afinal, devido ao pequeno tamanho, até 60% dos detritos espaciais se desintegram durante a reentrada, segundo Sorge. Dos objetos que atravessam a atmosfera, a maioria cai no oceano longe de áreas povoadas.