

O museu de paleontologia de Uchoa (SP), Pedro Candolo, vai receber em breve uma nova estátua de dinossauro. Ibirania parva, cujo nome significa "o pequeno peregrino de Ibirá", foi descoberto em camadas da Formação São José do Rio Preto na Fazenda dos Irmãos Garcia, em Vila Ventura, município de Ibirá (SP).
Segundo o museu, o nome genérico "Ibirania" combina uma referência a Ibirá, cidade onde os espécimes foram descobertos, com " ania", uma forma modificada da palavra grega "plania" que significa "andarilho, peregrino". O nome específico, "parva", é o derivado feminino da palavra latina "parvus", que significa "pequeno", pois este animal era de tamanho reduzido, em comparação aos dinossauros mais conhecidos.
Com base nos materiais, o Ibirania parva tem altura estimada de apenas 5,7 m de comprimento, considerando de sua cabeça até a cauda, tornando-o um dos menores saurópodes conhecidos até agora. Sua altura ficava próxima de uma vaca.
A espécie pertence ao gênero dos saltassauros, que já inclui alguns animais com tamanhos reduzidos. Segundo os estudos, não há chances do dinossauro brasileiro ter morrido na infância, já que análises histológicas e de tomografia computadorizada garantem que o esqueleto do indivíduo já havia atingido a maturidade quando ele faleceu.