São José do Rio Preto

Autoridades simulam acidente com produtos perigosos na BR-153 em Rio Preto (SP)

autor: Luiz Aranha/Gazeta do Interior

Publicado em

COMPARTILHE!  

Autoridades realizaram na manhã desta quinta-feira, (25/11/2021), um simulado de atendimento de acidente com produtos perigosos, ao lado da Represa Municipal de São José do Rio Preto. Os lagos são responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da cidade.

O evento foi promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com envolvimento da PRF, Ibama, Defesa Civil, Guarda Municipal, Cetesb, agentes da Prefeitura e também a Concessionária que administra a rodovia BR-153, Triunfo Transbrasiliana.

Segundo o chefe da delegacia da PRF, Daniel Mataragi Filho, com a duplicação da BR-153, novas caixas de contenção foram instaladas e a simulação serviu para testar estes dispositivos.

“Essas caixas foram instaladas no KM 61 da rodovia e, em casos de acidentes com produtos perigosos, como óleo ou produtos químicos, essas barreiras servem justamente para não deixarem com que esses produtos venham a atingir o manancial de abastecimento”, explicou.

Ainda de acordo com Daniel, o evento pôde dar mais experiência aos órgãos competentes de como lidar em situações de possíveis acidentes com emergências químicas na represa da cidade. Os lagos da represa são responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da cidade.

De acordo com as autoridades, o simulado teve início nesta última quarta-feira (24/11), que foi realizado das 8h às 17h. Nesta quinta-feira (25), foi executada a parte prática, das 9h às 11h00.