Cidades

Ministério Público pede suspensão de concurso público em Irapuã (SP)

autor: Da Redação/Gazeta do Interior

Publicado em

COMPARTILHE!  

O Ministério Público de Urupês (SP) pediu a suspensão de um concurso público aplicado em agosto deste ano, pela Prefeitura de Irapuã (SP). O motivo seria porque questões da prova teriam sido plagiadas de outro concurso.

Segundo o promotor de justiça, Edson Tonini Oliveira, um inquérito civil foi aberto para apurar irregularidades no processo seletivo de Agente Comunitário de Saúde, ocorrido em 15 de agosto de 2021. A denúncia chegou ao MP através de uma candidata que identificou semelhanças entre as questões aplicadas no referido concurso com outras da prova para o cargo de Agente de Combate a Endemias, realizada pela prefeitura de Coroados (SP).

De acordo com a denúncia, a prova objetiva continha 20 questões, sendo 10 de língua portuguesa e 10 de conhecimentos específicos, sendo certo que, após pesquisa na internet, a mulher verificou que as questões 1 a 8 são semelhantes a outras questões já aplicadas, com pequenas alterações. De outro lado, as questões 11 a 20 foram integralmente replicadas da prova do concurso público para o cargo de Agente de Combate a Endemias, promovido pela Prefeitura Municipal de Coroados.

“De fato, da mera comparação entre a prova aplicada no Município de Irapuã e aquela do Município de Coroados verifica-se que foram replicadas, pelo menos, 10 questões”, disse o Promotor.

O representante do Ministério Público entende que a cópia de questões de outros concursos possibilita o favorecimento de determinados candidatos, o que pode dar azo à suspeita de imparcialidade na aplicação das provas. Tonini recomendou que a prefeitura de Irapuã suspenda imediatamente o processo seletivo, mediante ato administrativo, a ser amplamente divulgado pelos meios oficiais disponíveis (página oficial da Prefeitura na internet, diário oficial, etc.).

A Gazeta entrou em contato com a Prefeitura de Irapuã, mas ninguém atendeu nossas ligações.