Bady Bassitt

Bady Bassitt (SP) possui 1,1 mil faltosos que ainda não receberam 2ª dose contra COVID

autor: Luiz Aranha/Gazeta do Interior

Publicado em

Última edição:

COMPARTILHE!  

Bady Bassitt (SP) é o município da região da Gazeta do Interior com o maior número de faltosos que ainda não receberam a 2ª dose da vacina contra a COVID-19. Mesmo a cidade não registrando mortes pela doença há 42 dias, é preciso tomar as duas doses para completar o esquema de imunização.

Segundo a Coordenadoria de Saúde da cidade, são 1.135 pessoas acima de 18 anos que só receberam a primeira dose da vacina e que simplesmente não procuraram a segunda dose. Para a pessoa estar totalmente imunizada, ela precisa receber as duas doses da vacina.

Mesmo com a vacinação ainda lenta, o município não registra mortes pela COVID-19 desde o dia 15 de setembro – há 42 dias. Agora em outubro foram registrados apenas 21 casos da doença. No acumulado, desde o começo da pandemia, são 4.357 casos e 87 mortes.

Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses, ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.

Segundo a epidemiologista, Marcela Mariana, ainda não se sabe o que pode acontecer com quem recebe só uma dose. "Infelizmente não dá para se ter uma ideia do que pode acontecer com a pessoa que recebe apenas uma dose, porém, os estudos das vacinas afirmam que a pessoa só adquire a quantidade suficiente de anticorpo para combater o vírus, tomando a segunda dose”, explica.

Mesmo fora do prazo é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune. A vacina não protege só quem se vacina, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Segundo o VacinaJá da Secretaria de Saúde do Estado, Bady Bassitt aplicou, até agora, 16.457 primeiras doses; 13.721 segundas doses; 976 de terceiras doses e 400 doses única. A cidade imunizou 94,9% da população com 1ª dose ou dose única.