São José do Rio Preto

"Saidinha" coloca 1,5 mil presos na rua em S. J. do Rio Preto (SP)

autor: Da Redação

Publicado em

COMPARTILHE!  

O benefício de saída temporária vai liberar mais de 1,5 mil detentos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) na tarde desta terça-feira (14/09/2021), em São José do Rio Preto (SP). Uma grande fila se formou às margens da BR-153.

Conforme a Lei de Execução Penal (LEP), o direito só pode ser concedido aos condenados que cumprem pena em regime semi-aberto. Os presos precisam retornar às celas até o dia 20 de setembro, às 18h, e só tem direito ao benefício quem não cometeu falta grave nos últimos 12 meses.

A lista dos contemplados foi enviada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) à Justiça. A ‘saidinha’ tinha sido suspensa em março do ano passado por causa da pandemia de COVID-19, mas que foi retomada a partir do Natal do ano passado.

Segundo a SAP, só no Centro de Progressão Penitenciária de Rio Preto serão 1.572 detentos que estão sendo colocados em liberdade a partir de hoje. Em todo o Estado de São Paulo são mais de 37 mil presos que deixarão os presídios. Por conta da saída dos presos, uma enorme fila de carros se formou às margens da BR-153 em Rio Preto.