Gazeta em Vídeo

Tabapuã

Morador chora ao ver égua cercada por fogo em Novais (SP)

autor: Luiz Aranha

Publicado em

Última edição:

COMPARTILHE:  

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o dono de uma égua desesperado ao ver seu animal que ficou cercado por um dos maiores incêndios já registrados na região de Novais (SP). O fogo que começou na manhã desta última quarta-feira (08/09), chegou a atingir três municípios.

Segundo os moradores, o fogo teria começado na cidade de Catiguá e atingido uma plantação de cana-de-açúcar, áreas de preservação permanente e depois destruído dezenas de hectares de pastagem. As chamas se espalharam rapidamente e chegaram em Tabapuã e também Novais. O incêndio que começou por volta das 9h de ontem, durou mais de 15 horas para ser controlado.

Um vídeo que circula na internet mostra o drama de um morador ao ver uma égua que ficou cercada pelo fogo e felizmente sobreviveu. “Deus existe. Queimou tudo [choro] – obrigado meu Deus”, desabafa.

Em entrevista à Gazeta, o produtor rural, Claudines Mata Garcia, disse que a égua foi salva por um milagre. "Eu tive que retirar todo o gado do pasto às pressas e levar para outro lugar, se não o fogo ia matá-los. Quando dei falta da água, fui procurar e vi que todo o lugar em volta tinha sido atingido pelo fogo e só o lugar onde ela estava que não foi. Foi um milagre", relata.

Mais de 20 caminhões de três usinas da região, além de 6 veículos do Corpo de Bombeiros foram utilizados no combate ao fogo. Dois aviões de usinas também foram acionados para auxiliar no combate às chamas e com imagens aéreas era possível ver o tamanho da destruição.

A Guarda Civil Municipal de Tabapuã (SP) também ajudou na sinalização da rodovia, já que vários animais estouraram as cercas para fugirem do fogo. A Prefeitura de Catiguá emitiu uma nota suspendendo aulas de uma creche da cidade.

“Devido às queimadas que atingem Catiguá, a Defesa Civil do Município solicita a todos que permaneçam em casa e fiquem atentos a eventuais focos de incêndio. Por precaução, a Prefeitura informa que foram suspensos os atendimentos na USF do Bairro São Sebastião. E que, por precaução, os alunos da Creche Andreia Almagro Boaventura e da EE Antônio Carlos foram dispensados e conduzidos a suas casas”, diz o documento.