Gazeta em Vídeo

Urupês

Leitores da Gazeta registram geada em cidades da região

autor: Da Redação

Publicado em

COMPARTILHE:  

Leitores da Gazeta do Interior registraram a geada que se formou na madrugada desta quinta-feira (29/07/2021), em cidades da área de cobertura do jornal. A fina camada de gelo pôde ser presenciada em Cedral, Ibirá, Potirendaba e Urupês (SP).

Segundo os institutos de meteorologia, as temperaturas nestas cidades variaram entre 0 e 4ºC. Mais uma vez a Gazeta registrou a geada que se formou às margens da rodovia Washington Luís, próximo ao córrego Rio Preto. Toda a grama ficou coberta pela camada fina de gelo que se formou no fim da madrugada e começo da manhã.

O leitor Danilo Scotti, de Urupês, registrou a geada que se formou às margens da lagoa da cidade e também na lataria de um carro. “Tudo branquinho aqui. O negócio hoje esfriou mesmo”, diz o rapaz no vídeo enviado ao jornal.

Em Potirendaba, o leitor Petrus Mazzucca, registrou a fina camada de gelo que se formou no vidro e também o orvalho que congelou no teto do carro. “Olha o gelo na borracha. Congelou tudo”, diz.

Segundo especialistas em clima, para se formar a geada, a temperatura da superfície precisa estar a zero grau ou menos. Isso significa que o ar deve estar a cerca de -4ºC.

A massa de ar polar que atinge todo o sul e sudeste do Brasil deve continuar agindo ainda ao longo desta quinta e sexta-feira com temperaturas bem baixas. A previsão para hoje é de máxima de 17ºC ao longo do dia e no final da tarde a temperatura deve voltar a cair, podendo registrar 10ºC às 20h.

Amanhã a previsão é de mínima de 7ºC e máxima de 22ºC. O fim de semana ainda deve continuar frio, porém, a massa de ar frio deve começar a perder força, segundo os institutos de meteorologia.