Bady Bassitt

Gato recebe tratamento inédito com células tronco em Bady Bassitt (SP)

autor: Luiz Aranha

Publicado em

GOSTOU DA MATÉRIA? COMPARTILHE!  

Um gato recebeu um tratamento inédito com células tronco em Bady Bassitt (SP). Cincos dias após o procedimento, o animal de nome Nino, que não conseguia comer, já está se alimentando normalmente.

Segundo a médica veterinária, Joselaine Barberato, o procedimento foi realizado no dia 29/04 e ele teve alta no mesmo dia. O felino, de aproximadamente 10 anos, apresentava uma lesão na parte central da língua.

“A língua dos felinos tem um papel muito importante além da alimentação, ela também ajuda na higiene diária auxiliando no sentido de que o animal não fique exposto a doenças de pelo e pele com tanta vulnerabilidade. Após ser submetido a exames hematológicos, os médicos veterinários dele, Adriana e Alexandre, iniciaram o tratamento com medicações, mas não foi constatado melhora significativa e o animal já não estava mais conseguindo se alimentar”, explica.

Ela então entrou em contato com um laboratório que fornece células troncos, onde iniciaram uma avaliação em Nino para discutir a possibilidade de um tratamento com células animais.

“O procedimento consistiu em uma sedação com controle de dor e aplicação injetável das células tronco diretamente na lesão. O procedimento durou aproximadamente 45 minutos entre o preparo das células e do paciente e transplante das células tronco”, diz.

Poucos dias depois Nino já está se alimentando bem e voltou a fazer a higiene dos pelos, apresentando melhora significativa. Ele que foi resgatado de rua, atualmente foi adotado por uma senhora que também mora em Bady Bassitt.