Voluntários atravessam madrugada preparando tapetes de Corpus Christi em Potirendaba

Posted by at 9:04 Comments Print

Seguindo a tradição há mais de 40 anos, pelo menos 300 voluntários atravessam a madrugada de quarta para quinta-feira preparando os tapetes da tradicional festa de Corpus Christi. Em Potirendaba nesta quinta-feira (31/05/2018), cerca de 5 mil fieis são esperados para a missa e procissão.

Ao todo são sete quarteirões enfeitados com imagens religiosas em forma de tapetes e quadros. Tudo é preparado pelas mãos dos cerca das centenas de voluntários que usam vidro moído, pneu triturado e serragem coloridos durante a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira.

Silvana Riva está há 17 anos na coordenação da festa na cidade. Ela fala que mora em São José do Rio Preto, mas como nasceu em Potirendaba e ama a cidade, faz questão de todos os anos participar e colaborar.

“Tudo começa há uns dois meses antes na definição de quais imagens e das cores que serão desenhadas nas ruas. Depois disso começamos a preparar os esquadros de ferro que darão as formas dos tapetes. Cerca de 20 dias antes começamos a recolha do material com as empresas e a prefeitura de Potirendaba ajuda na coloração desse material”, explica.

Voluntária há mais de uma década, Tatiane Cheregate que é Guarda Civil Municipal, divide a tarefa da farda com a preparação de um dos quadros que vai receber o Santíssimo Sacramento. A filha Luana que já tem 14 anos ajuda no trabalho.

“É um orgulho e uma satisfação muito grande poder fazer isso para Deus. Eu me sinto bem e abençoada a cada ano que passa e pretendo continuar até quando eu tiver vida. Minha filha e a minha sobrinha também me acompanham nessa caminhada divina”, fala.

Vindo de São Paulo para passar o feriado na casa das filhas, em Potirendaba, o aposentado, Deoclides de Mello, fala que vem à cidade todos os anos para prestigiar a festa. “Venho visitar minhas filhas e aproveito para poder apreciar estas obras de arte maravilhosas. Eu fico vislumbrado em ver esses tapetes tão lindos”, comenta.

Para os católicos, como o próprio nome diz, Corpus Christi celebra a instituição de Jesus na eucaristia. A celebração acontece em volta da igreja Matriz de Potirendaba às 17h00 e às 18h00 sai a procissão que percorre as ruas em cima dos tapetes com o santíssimo sacramento.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts