Volkswagen e os mais de 150 milhões de carros produzidos

Posted by at 11:39 Comments Print

Este ano de 2017 foi de muita festa e comemoração nas fábricas da Volkswagen pelo mundo. Na sede de Wolfsburg, na Alemanha, foi fabricado o carro mais especial das últimas oito décadas. O Golf GTE na linha de montagem foi o comemorativo dos 150 milhões de carros produzidos pela montadora. A marca histórica da empresa, que parou toda a linha de montagem para comemorar no final de agosto, foi um feito na história automobilística.

wolksvagem
Foto: 150 milhões de carros produzidos (Reprodução Volkswagen)

Investindo em tecnologia de ponta e na modernização de vários modelos consagrados da marca, a Volkswagen espera aumentar consideravelmente suas vendas no próximo ano, e recuperar uma parcela significativa dos consumidores que migraram para outras marcas, já que a gama de opções de veículos dos mais variados modelos e valores é muito maior nos últimos anos.

A recolocação da marca no mercado faz parte de uma estratégia de sucesso, onde os modelos mais tradicionais estão sendo renovados com tecnologia de ponto e estão sendo adicionados elementos que dão mais competitividade aos modelos não só na relação custo benefício, mas no desempenho dos motores durante a direção.

80 anos de história

A história da Volkswagen no mundo está diretamente ligada a Revolução Industrial. O desenvolvimento tecnológico pode ser observado e vivenciado dentro das fábricas e carros produzidos pela montadora ao longo dos anos. Ao toda, a Volkswagen conta com 50 fábricas espalhadas por 14 países ao longo do mundo, entre elas as sedes brasileiras.  No total, nos últimos 80 anos a montadora lançou 60 diferentes modelos de carros.

O início da produção em série foi marcado pelo lançamento do Käfer Tipo 1, a base do tradicional Fusca, em 1945. As fábricas da VW ao redor do mundo começaram a produzir o mais famoso carro da montadora, até que em 2003, no México a produção foi encerrada com o impressionante número de 25 milhões de unidades produzidas do Fusca.

wolksvagem-2
Foto: Modelos clássicos da Volkswagen (Freepik)

Na década de 90 o mercado conheceu o potencial de mais um carro famoso da montadora, o Golf, que hoje está na sua sétima geração e já conta com mais de 34 milhões de unidades produzidas nas fábricas da montadora espalhadas pelo mundo. Claro, outros carros foram tão importantes para a história como o Passat, o Gol e o Fox, além de modelos de luxo como o Jetta e outros mais dentre a gama de 60 modelos.

O mais interessante da história é que o Golf surgiu a partir da mesma plataforma que foi criado o Fusca na década de quarenta. Depois, do protótipo que foi criado o Golf outros modelos como o Polo, o Jetta e outros foram também fabricados, até mesmo o Volkswagen Up!. Até o modelo New Bettle, conhecido como “carro do povo” também foi fabricado no protótipo do Golf mas com linhas que lembravam o Käfer.

Os modelos inesquecíveis

Na lista dos modelos inesquecíveis é fundamental voltar ao passado, mas não somente se prender no Fusca. O Passat era um carro de luxo, com muito espaço interno e um motor que invejava qualquer desses novos carros turbos que estão sendo produzidos pela própria Volkswagen. Bons tempos do antigo “passatão” que voava baixo pelas ruas da cidade.

O Volkswagen Gol faz parte da história de vida de muitos brasileiros. Com tantas gerações fabricadas ao longo das últimas quarenta décadas, dificilmente você encontra algum motorista que não dirigiu um Gol. A Brasília marca a década de 70 e 80, um carro utilizado para trabalho e passeio, era comum ser encontrado nas garagens das famílias brasileiras.

Mas na linha dos inesquecíveis, tem aquele modelo que nunca sai de moda, que quanto mais ele envelhece, mas se torna sonho de consumo. A Kombi ela passa de um utilitário para um carro de luxo de colecionador em apenas um piscar de olhos. A Volkswagen vem anunciando a volta desse carro que nunca se foi para 2022, e com certeza esta é uma decisão que está sendo muito aguardada pelos amantes deste carro. Algumas amostrar da nova cara da Kombi já foram mostradas em salões de automóveis pelo mundo.

A tradição que permanece até hoje

Quando se fala em carro dos sonhos, pelo menos um dos modelos desejados pela maioria dos motoristas é da Volkswagen. Seja um luxuoso Jetta automático com motor turbo capaz de alcançar velocidades impressionantes nas estradas ou até mesmo uma Kombi ano 72, com a frente ‘corujinha’ para refazer toda a lataria e motor e passear aos finais de semana com a saudosista folga no volante que dava dores nos braços dos motoristas.

A marca Volkswagen é tradição de qualidade e força em seus veículos, e com os lançamentos que chegaram nos últimos meses, é a prova de que a montadora está com o ânimo total para recuperar os clientes que se desgarraram nessa massificação de marcas de modelos que o mercado criou pela concorrência nos preços.

A Volkswagen agora também está preparando suas fábricas para o futuro e trabalhando com a mais alta tecnologia para desenvolver seus carros elétricos e híbridos e já tem metas bem definidas a serem alcançadas nos próximos anos. Em 2020 a Volks pretende lançar uma marca focada exclusivamente nos carros elétricos, com vários modelos para os clientes. Os planos mais audaciosos são de construir o milionésimo Volkswagen elétrico em 2025, apenas cinco anos após criar a marca exclusiva para essa produção.

Com o lançamento do Novo Volkswagen Virtus, no início de 2018, a montadora pretende criar um novo nicho de mercado para carros mais potentes e com mais conforto, mas que estejam ao alcance de uma grande parcela da população. Novos motores mais potentes serão utilizados neste modelo sedã que traz muitas características de um esportivo de luxo.

A marca que produziu 150 milhões de unidades em 80 anos, pretende nos próximos 10 anos dobrar sua marca e se posicionar novamente a frente de seus concorrentes diretos, com seus vários modelos despontando entre os mais vendidos do mercado. E a promessa é que os carros elétricos, com mais conectividade, tecnologia e com aumento de sensores vão deixar os modelos Volkswagen diferenciados dos seus seus concorrentes.

Destaques Geral Últimas Notícias , , ,

Related Posts