Venda de umidificadores de ar aumenta cerca de 200% na região da Gazeta

Posted by at 10:44 Comments Print

O clima seco e sem chuvas há mais de 80 dias, fizeram com que as vendas de umidificadores de ar aumentassem cerca de 200% aqui na região da Gazeta do Interior neste período. Um levantamento feito pela nossa reportagem nas três praças do jornal, aponta que o item está em falta, há várias semanas, em algumas lojas.

A umidade relativa do ar atingiu níveis recordes aqui na nossa região chegando aos incríveis 25% e o aparelho é recomendado para manter a temperatura ideal na casa dos 60%. Quando a umidade está entre 20 e 30%, surge o estado de atenção; entre 12 e 20%, estado de alerta e abaixo de 12%, surge o estado de emergência.

Mayk Palherani é dono de uma rede de lojas em Potirendaba e fala que as vendas do aparelho variam de um ano para o outro, conforme a seca na região. “Os anos em que o período de seca é maior, vende-se mais umidificadores, nos anos que chove um pouco no período de seca, vende-se menos”, explica.

De acordo com o empresário, por ano, cerca 200 umidificadores são vendidos nas cinco lojas do grupo. Como 2015 e 2016 foram anos mais chuvosos, cerca de 100 aparelhos foram vendidos por ano.

“Agora em 2017 já vendemos 50 umidificadores e as vendas tendem a aquecer agora a partir do segundo semestre, ou seja, ainda não sabemos quantos serão vendidos, mas uma coisa é certa, se o clima continuar assim, as vendas deverão crescer a mesma média dos outros anos, ou seja, daqui até o final do ano, em torno de 200%”, fala Mayk.

Nas lojas pesquisadas pela Gazeta os preços variam de R$ 99 à R$  179,00, conforme marca e modelo. Em Potirendaba, Tabapuã e Uchôa pelo menos uma loja de cada cidade, já registrava a falta do aparelho.

Só é importante lembrar que o uso excessivo de umidificadores de ar pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco, segundo o médico pneumologista, Orlando Grizo. “Por princípio, qualquer método que melhore a umidade do ar é recomendado, seja ele, por exemplo, com balde de água ou umidificador de ar”, diz o especialista.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Destaques Economia Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts