Veja como driblar as calorias por trás das ceias das festas de fim de ano

Posted by at 8:34 Comments Print

Já dizia a canção infantil: “Comer, Comer é o melhor para poder crescer”. No entanto, para os adultos o crescimento é apenas o da famosa barriga que nesta época do ano com as festas natalinas sofre com os abusos alimentares.

Peru, Chester, Panetone, Chocotone, Frutas, muita cerveja, refrigerante.. Ual, deu até água na boca, porém a nutricionista Camila Valério indica pegar leve na hora de comer para depois não se arrepender e passar mal. “A dica é durante o dia antes da ceia fazer alimentações leves e na hora da festa dar preferência para as saladas, assim sobra menos espaço para as comidas gordurosas”, afirma.

O famoso peru assado no forno é uma boa pedida pra não exagerar na ceia, já que é uma carne magra com menor teor de gordura. “A gordura fornece mais calorias do que os doces: um grama de lipídio fornece nove calorias, enquanto um grama de carboidrato fornece quatro calorias”, completa.

A estudante, Natália Gabriele de 17 anos, de Tabapuã, fala que esse período é de uma verdadeira tortura. “O Natal, ano novo e todas essas festas de fim de ano é uma tortura, pois vivo o ano inteiro no regime e chegam essas festas não da pra escapar do sorvete, do churrasco, dos panetones. Então eu como fazer o que, mas depois em janeiro voltamos com tudo no regime e na academia”, conta rindo.

Para a nutricionista as sobremesas são as verdadeiras vilãs desse tipo de festa, mas ela também dá uma dica de como pegar leve. “O segredo é trocar opções de sobremesa como cremes, pudins e molhos cremosos por sorvetes e doces de frutas, que ajudam a reduzir as calorias ingeridas e não deixa de ser gostoso”.

Se as mulheres se preocupam com o que comem, alguns homens se preocupam com a bebida e por isso nós também preparamos algumas dicas para não passar mal na hora da festa. “Doses moderadas de vinho – tinto ou seco, são as mais indicadas. O tradicional champanhe também é válido nesta época do ano, desde que seja ingerido com moderação também”, afirma.

Então, o grande segredo para as festas de fim de ano é cair na diversão, aproveitar a festa, no entanto, sempre com moderação, afinal tudo que é demais não faz bem e boas festas!

(Matéria publicada na edição impressa da Gazeta do Interior do mês de dezembro de 2014)
(Foto:Ilustração)

Destaques Saúde Últimas Notícias , ,

Related Posts