Usuários reclamam de dificuldade em saque de auxílio emergencial em Potirendaba (SP)

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Quinta-feira, 30 de abril de 2020

Milhares de cidadãos de todo o país tem reclamado da dificuldade em conseguir sacar o benefício do auxílio emergencial concedido pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus. Em Potirendaba (SP) usuários reclamam que não conseguem acessar o aplicativo e sacar o dinheiro.

Na agência da Caixa Econômica Federal na cidade, filas enormes tem se formado desde o início da quarentena. Para evitar aglomerações dentro do prédio, filas são formadas na frente do banco, onde as pessoas são obrigadas a aguardar no sol ou na chuva.

Nas últimas semanas, diversas tem sido as reclamações com relação à agência do município. A principal delas é com relação ao tempo de espera nas filas, pois o atendimento interno está suspenso.

Dos quatro caixas eletrônicos existentes na agência, apenas três funcionam, ou, quando não, estão com o sistema fora do ar, aumentando ainda mais o tempo de espera nas filas. O empresário Antenor Soares da Mota veio de Nova Aliança para fazer a impressão de folhas de cheque na agência, mas perdeu a viagem.

“Cheguei aqui e não podem imprimir folhas de cheque, onde me obrigaram pedir pela internet que demora sete dias. Fui fazer depósitos e os caixas não estavam funcionando. O governo toma as decisões, mas se esquece que as agências bancárias não tem suporte para isso”, comenta.

Se não bastasse o transtorno provocado pela pandemia, os cidadãos são obrigados a conviver com a frustração de não conseguir sacar o benefício do auxílio emergencial. Há mais de uma semana que nossa reportagem está tentando acessar o aplicativo Caixa Tem e não consegue.

Se funcionasse, através do aplicativo seria possível o usuário realizar transferências bancárias, pagamento de contas e outros serviços que evitariam as filas nos bancos. Usuários afirmam que chegam a esperar horas para poder acessar e não consegue.

“Eu só consigo acessar durante à noite e o código só vale por duas horas, sendo que pra sacar aqui no caixa eletrônico é necessário esse código, mas à noite o banco não está aberto. Já faz mais de um mês que anunciaram o benefício e até agora eu não consegui ter acesso”, diz a dona de casa, Telma Cristina Rodrigues Alexandre que fala que já está com várias contas atrasadas.

Em todo o país, segundo o governo, 75 milhões de brasileiros terão direito ao benefício de R$ 600 durante o período de três meses. Dos 92,8 milhões de CPFs analisados até agora pelo Dataprev, 50,3 milhões (54,20%) são elegíveis para ter o valor.

Nossa reportagem questionou a Caixa Econômica Federal sobre o atendimento da agência em Potirendaba, porém enviou uma nota genérica afirmando que preza pela qualidade no atendimento ao cliente e que está agindo em combate ao novo coronavírus. Sobre a dificuldade em acessar o aplicativo e saques do auxílio a Caixa não respondeu.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

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