Umidade relativa do ar chega a 19% e Potirendaba vive estado de alerta

Posted by at 13:47 Comments Print

Os moradores aqui do noroeste paulista estão sendo obrigados a se acostumar com as mudanças drásticas do tempo. Dias com chuva, muito frio e também muito seco tem marcado o inverno em praticamente todo o país e isso tem deixado cidades em estado de alerta.

Nesta segunda-feira (19/08/2019), a umidade relativa do ar registrada é uma das mais baixas já registradas durante todo o ano aqui na nossa região. Com índices de 19% de umidade, Potirendaba vive estado de alerta por causa do tempo seco.

No inverno, é comum a umidade cair até abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção e abaixo disso, estado de alerta.

Para esta terça (20/08), há previsão de chuva a partir das 12h. As temperaturas devem variar entre 20 e 29ºC e a umidade relativa do ar deve melhorar um pouco, oscilando entre 25 e 76%.

Segundo a página Mistérios do Espaço com mais de 1,5 milhão de seguidores no Facebook, a mudança no brilho do Sol na manhã de hoje se deve a um fato bastante triste. Devido a diversas queimadas registradas na região amazônica, uma camada enorme de fumaça está tomando conta de parte do Brasil e isso obscurece a luz solar, diminuindo seu brilho.

amazonia

Veja, a seguir, algumas dicas para umidificar o ar em sua casa e aliviar os problemas respiratórios.

1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos silenciosos e que economizam energia.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts